Visita da Vice-Presidente do MPLA ao Hospital Materno-Infantil Azancot de Menezes

Visita da Vice-Presidente do MPLA ao Hospital Materno-Infantil Azancot de Menezes

No âmbito das actividades governamentais, a recém-eleita Vice-Presidente do MPLA, Dra. Mara Baptista Quiosa, realizou uma visita ao Hospital Materno-Infantil Azancot de Menezes, com destaque para a Casa das Fístulas – “Vangulula House”. A visita contou com a presença da Organização da Mulher Angolana (OMA), braço feminino do MPLA, que desde 1962 mobiliza, organiza e educa mulheres para a concretização dos ideais políticos do partido, visando o bem-estar das angolanas.

A comitiva liderada pela Vice-Presidente incluiu a Dra. Joana Tomás, actual Secretária-Geral da OMA, e Leonardo Europeu Inocêncio, Secretário de Estado da Saúde para a Área Hospitalar. Durante a visita, foram percorridos diversos sectores do hospital, como a sala de parto, onde foram entregues presentes para os recém-nascidos, além das áreas de internamento e urgência. Na Casa das Fístulas, foram distribuídos donativos, incluindo materiais descartáveis, alimentos e outros itens essenciais.

Sobre o Projecto Vangulula House

A Casa das Fístulas – Vangulula House é um projecto dedicado à identificação, tratamento e prevenção das fístulas obstétricas, uma condição grave causada por partos prolongados e obstruídos, que pode resultar em incontinência urinária ou fecal permanente, infecções recorrentes, isolamento social, estigma e infertilidade. Essa patologia é mais comum em regiões africanas, onde o acesso a cuidados obstétricos ainda é limitado.

Desde a sua inauguração, em Agosto de 2024, mais de 241 mulheres de diversas províncias já foram operadas e tratadas dentro das instalações do projecto.

Durante a visita, a Vice-Presidente demonstrou o interesse do MPLA em fortalecer os investimentos na saúde obstétrica das mulheres, trabalhando em parceria com as administrações locais para o rastreamento e tratamento desses casos. Ela também destacou a importância de combater os tabus sobre a doença, incentivando as mulheres tratadas a compartilhar o seu testemunho com as mulheres da sua comunidade, incentivando-as ao tratamento caso seja necessário.