Três anos de compromisso com o Cuidado Humanizado, com a Saúde e com a Vida

Três anos de compromisso com o Cuidado Humanizado, com a Saúde e com a Vida

O Hospital Materno infantil DR. Manuel Pedro Azancot de Menezes celebrou no dia 1 de Junho, 3 anos de existência, sob o lema: “Juntos pela vida desde a concepção.”

A celebração decorreu num ambiente de alegria e festa animada, contando com a presença de Sua Excelência a Senhora Ministra da Saúde, Dra Sìlvia Lutucuta, do Secretário de Estado da Saúde para a Área da Saúde Pública, Dr. Carlos Alberto Pinto de Sousa, do Corpo Directivo do Hospital e do colectivo de trabalhadores.

Na sua mensagem de abertura do evento, a Directora Geral do Hospital Azancot de Menezes, Dra Manuela Mendes não deixou de agradecer a presença de todos, dizendo que a missão e a visão da instituição tem sido realizada, dinamizada e defendida ao longo destes 3 anos por mais de 800 profissionais de todas as áreas com responsabilidades diferentes, mas com objectivos comuns, que é o de cuidar e tratar em tempo útil, com acessibilidade garantida, diagnóstico precoce e tratamento de acordo com a diferenciação existente do doente.

Assim, orgulhosa afirmou que, se havia dúvidas sobre a competência, dedicação, motivação e humanização da sua organização a 1 de Junho de 2022, quando se inaugurou o hospital, estas foram rapidamente dissipadas e afastadas, pois os profissionais de todas as áreas mostraram porque é que a saúde está presente, como está presente, com quem está presente. Para a Sra directora, esta diferenciação já é reconhecida a nível regional e nacional, o que, segundo ela, deve ser dito e deve orgulhar a qualquer um dos trabalhadores presentes, sem excepção. Uma vez que são os profissionais que fazem o Hospital Materno Infantil Azancot de Menezes, pois este é feito por pessoas.

Ainda, na sua mensagem inspiradora, a Dra Manuela não deixou de chamar o colectivo de trabalhadores à reflexão sobre as suas responsabilidades no sentido de sempre colocar o doente em primeiro lugar, tratar o outro como gostava de ser tratado.

E rematou dizendo que desde a sua inauguração, Hospital Azancot de Menezes realizou 70.000 partos. Sendo esses 3 anos ininterruptos de actividade clínica, com muitos sucessos e algumas tristezas, mas acima de tudo de muito rigor e responsabilidade.

Nas suas palavras, a Senhora Ministra da Saúde, Dra Sílvia Lutucuta para além de enaltecer a reconhecida competência de Manuela Mendes, Directora do hospital, pela sua inegável capacidade de gestão e rigor, não só como directora desta unidade hospitalar, mas também na sua contribuição contínua para a excelência da prática profissional da saúde materno-infantil e sua especialização. Também referiu que a construção do Hospital Azancot de Menezes, surgiu no âmbito da nova política de governação do Presidente da República, João Lourenço, de uma maior humanização nos serviços de saúde. Sendo esta, por essa razão, uma unidade de referência nacional em serviços obstétricos e de neonatologia. Disse constituir preocupação a melhoria dos indicadores de saúde no tratamento da mulher, da criança e do neonato. Visto se tratar da maior unidade sanitária do país com tecnologia de ponta e que presta bons serviços de neonatologia é esta. E é o que se tem estado a assistir que muitos doentes do sector privado procuram aqui assistência complementar de referência, o que nos deve orgulhar.

O programa de actividades contou com alguns convidados e as actividades estiveram viradas para o colectivo de trabalhadores que participaram da corrida à volta do hospital com o Corpo Directivo, da partidas das equipas de andebol as “Bravas do Azancot” e futebol masculino, das danças e canções, sem esquecer do Grupo Coral Azancot de Menezes que entoou canções de encantar e um desfile de Trajes africanos. Encerrando com o corte do bolo de aniversário e o almoço de confraternização.